Um algortimo quando programado num computador é constituído pelo menos das 3 partes, sendo elas:
- Entrada de dados;
- Processamento de dados;
- Saída de dados;
Na parte de entrada, são fornecidas as informações necessárias para que o algoritmo possa ser executado. Estas informações podem ser fornecidas no momento em que o programa está sendo executado ou podem estar embutidas dentro do mesmo.
Na parte do processamento são avaliadas todas as expressões algébricas, relacionais e lógicas, assim como todas as estruturas de controle existentes no algoritmo (condição e/ou repetição).
Na parte de saída, todos os resultados do processamento (ou parte deles) são enviados para um ou mais dispositivos de saída, como: monitor, impressora, ou até mesmo a própria memória do computador.
Por exemplo, considere o algoritmo 3 que tem como objetivo calcular a área de uma circunferência dada por . Para calcular a área é necessário saber os valores do raio e do . Considerando que o valor de é constante o mesmo poderá ser gravado (definido) dentro do próprio algoritmo, e a entrada para o processamento desse algoritmo consistirá nesse valor juntamente com o valor do raio (que deve ser informado pelo usuário pelo teclado, por exemplo). O processamento do algoritmo será a realização do cálculo e a atribuição do resultado dessa expressão para a variável . A parte da saída consistirá na escrita do valor de no monitor.